terça-feira, 20 de julho de 2010

Szomorú Vasárnap

Rezső Seress (1889-1968)

Diz a lenda Urbana que Rezső havia sido abandonado pela amada e num momento de profunda depressão, após ler um poema entitulado "Szomorú Vasárnap" (Domingo Lúgubre) escrito por um amigo, sentiu uma melodia e a tocou no piano, escrevendo a partitura logo em seguida.

A música falava sobre um coração partido, a desilusão, o anseio pela morte e terminava com um testamento que nada valia a pena, era melhor "acabar com tudo".

Ainda segundo a lenda, Rezső enviara a música para sua amada. Ela após ouvir aquele lamento, aquela melodia tão triste, sentiu um mágoa e um arrependimento imensurável o que culminou com seu suicídio, tomando veneno.

Quando Rezső soube do ocorrido, tocou a música uma última vez e acabou com a própria vida.

Pouco tempo depois a música se tornou um sucesso, mas histórias correntes de pessoas que haviam se matado após ouví-la levou pânico às autoridades Húngaras que proibiram a execução e venda da música.

Nos anos seguintes a música chegou a América sendo promovida como "A Canção Húngara do Suícidio" e tendo o título oficial de "Gloomy Sunday".

A versão americana ficou imortalizada na voz de Billy Holliday, cantora de sucesso na época. Vocês podem conferir esta versão e letra traduzida aqui abaixo:



O Domingo é Lúgubre, as horas são insones
As sombras com quem convivo são incontáveis
Pequenas flores brancas não irão lhe acordar
Não onde o repouso da tristeza te levou
Os anjos não cojitam em devolver-te a mim
Ficariam eles irados se eu pensasse em juntar-me a ti?

Domingo Lúgubre

O Domingo é Lúgubre, eu o passo entre as sombras
Meu coração e eu decidimos acabar com tudo
Logo haverão orações e velas, eu sei
Que eles não chorem, deixe-os saber, agora estou feliz em partir

A morte é um sonho, pois na morte eu estou contigo
Com o último sopro da minh'alma, eu te abençoarei

Domingo Lúgubre

Sonhando
Eu estava apenas sonhando
Eu acordava e te encontrava dormindo profundamente em meus braços
Querida...
Amada, Eu espero que meu sonho não a tenha assombrado
Meu coração está lhe dizendo o quanto eu preciso de você

Domingo Lúgubre
um domingo absolutamente lúgubre
Domingo Lúgubre
Domingo


Com a Depressão Americana e o pós-guerra, o número de suícidios atribuídos à canção aumentou ao ponto da mesma ser banida das rádios, inclusive da BBC.

A versão original da canção é ainda mais triste que a de Billy Holliday e o descontentamento não só com a vida, mas com a humanidade em si é evidente numa crítica à sociedade bélica e à falta de perspectiva com o futuro.

Confira a versão original aqui, retirada do filme Húngaro/Alemão "Ein Lied von Liebe und Tod" que fantasia sobre a criação da canção. Na cena, o compositor relutante toca a canção "Gloomy Sunday", Szomorú Vasárnap em Húngaro e após terminar, ele pega a pistola de um oficial nazista e se mata.

Vejam o vídeo e abaixo a letra traduzida:


É outono e as folhas estão caindo
Todo o amor morreu na Terra
O vento está chorando com lágrimas de tristeza
Meu coração nunca vai esperar uma nova primavera de novo
Minhas lágrimas e meus sofrimentos são em vão
As pessoas são insensíveis, gananciosas e más...

O amor morreu!

O mundo chegou ao seu fim, espero que tenha deixado de ter um significado
As cidades estão sendo exterminadas, Estilhaços fazem música
Prados estão coloridos de vermelho com sangue humano
Há pessoas mortas nas ruas em todos os lugares
Direi outra oração silenciosa:
As pessoas são pecadores, Senhor, eles cometem erros...

O mundo acabou!

O que realmente pode ser considerado fato é que Rezső de fato se suicidou, mas não em 33 como dizia a lenda e sim em 1968, após comemorar seu aniversário. Ele pulou da janela de seu apartamento.

Um dos motivos que, dizem, o levou a cometer suicídio foi o fato de não ter conseguido criar algo que superasse o sucesso comercial de "Gloomy Sunday" que foi, de fato, o primeiro grande Hit internacional produzido até a primeira metade do século XX.

Outra razão seria que todo este culto acerca das supostas mensagens subliminares que levavam as pessoas a se matarem após ouvirem a música, criou uma mágoa enorme em seu coração que só foi aumentando com o passar dos anos, tornando-o um homem sem esperanças e amergurado.

O que realmente aconteceu jamais saberemos, mas a música "Gloomy Sunday" já está marcada na história como a canção mais triste que já foi escrita.

Para terminar esta postagem, deixo aqui a versão instrumental, e belíssima diga-se de passagem, de "Szomorú Vasárnap"



Nenhum comentário: