sexta-feira, 15 de abril de 2011

Misantropo Sim.

Já fui acusado de ser muitas coisas em minha ordinária vida: Bicha, Satanista, Psicopata, Esquizofrênico, Retardado Mental, Junkie e Misantropo.

Bem... Discordo de todas estas afirmações preconceituosas e feitas com o único intuito de me zoar (ou como dizem na mídia moderna: Sofrer Bullying). Bem, ao menos quanto à Misantropia eu concordo, em partes.
Para a grande massa, Misantropia é o ódio ao Ser Humano. Muitas pessoas tendem a crer na falsa premissa que um Misantropo é um psicopata que mataria qualquer pessoa apenas por raiva ou desprezo, mas as coisas não são assim.

Misantropia é, de fato, a aversão ao Ser Humano e à Natureza humana.

Isso significa que, o Misantropo ocupa uma posição de desconfiança e tendência a antipatizar outras pessoas, odiando a humanidade de maneira generalizada, tornando o Misantropo em uma pessoa solitária e desconfiada, assim como extremamente introspectiva.

Os misantropos expressam uma antipatia geral para com a humanidade e a sociedade, mas geralmente têm relações normais com indivíduos específicos (familiares, amigos, companheiros, por exemplo). A misantropia pode ser motivada por sentimentos de isolamento ou alienação social, ou simplesmente desprezo pelas características prevalecentes da humanidade/sociedade.

A misantropia não implica necessariamente uma atitude bizarra em relação à humanidade. Um misantropo não vive afastado do mundo, apenas é reservado (introvertido/tímido fundamentalmente) e, é precisamente por este fato que é habitual serem poucos os seus amigos ou pessoas que estabeleçam um vinculo afetivo. Olham para todas as pessoas com uma desconfiança, é freqüente serem feitos "juízos de cálculo" de cada um que se aproxime, embora muitas vezes não o demonstrem. São pessoas que não gostam de grande agitação ao seu redor, pois não se sentem bem diante de muita gente, preferindo ficar em casa a sair para locais de diversão 

As mudanças de humor variam constantemente entre a felicidade e a melancolia.
Misantropos são perfeccionistas no que gostam de fazer e freqüentemente se destacam nas áreas em que estão inseridos (as que eventualmente têm um à vontade), pois dedicam grande parte do seu tempo ao trabalho. 

A misantropia costuma aparecer desde logo durante a infância em crianças tímidas, introvertidas e caladas que têm dificuldades em fazer amigos, preferindo muitas vezes ficarem sozinhas. Com o passar dos anos, tendem a ser bastante sarcásticos/irônicos nas observações que fazem (pode-se dizer que em parte a grande timidez é disfarçada por estas duas características) - tem uma interpretação muito própria de tudo aquilo que vêem e de tudo aquilo que lhes é dito pelas outras pessoas, sendo bastante observadores e atentos ao que os rodeia embora, muitas vezes, não o pareça. 

Uma das explicações mais consistentes para esta aversão social deriva do fato de darem bastante relevância aos aspectos negativos que constatam nas pessoas ou simplesmente terem medo que estas os desiludam, daí as evitarem. Têm uma forte sensibilidade ficando extremamente afetados com tudo o que os rodeia (mesmo que muitas vezes não estejam envolvidos diretamente) daí ser muito fácil, ao longo da vida, passarem por várias depressões.

E este sou eu. Prazer em conhecê-los.

Quem me ajudou a escrever este texto sobre a Misantropia foi o Oráculo virtual, Wikipedia. Sejamos justos.

3 comentários:

Anônimo disse...

Prazer, este também sou eu! Parece que fizeram uma descrição exata da minha personalidade!

O Pensador disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
O Pensador disse...

Não to aqui pra dizer para vcs q sou misantropo, eu aceito que sou, mas n consigo admitir essa personalidade. Sinto ódio das pessoas,n importa se são boas ou ruins, seja no começo,meio ou fim elas sempre vão acabar fazendo merda e vão te decepcionar. A confiança é coisa rara. N confio nas pessoas nem nos meus 2 amigos, pk sempre to desconfiado deles, tenho uma relação normal com eles mas mso assim algo la no fundo me diz para n depositar 100% da confiança, mso sendo meus 2 melhores amigos verdadeiros. As pessoas sempre vão nós decepcionar e eu odeio isso,odeio tanto q as vezes só quero me trancar em meu quatro e n sair pra lugar nenhum para n ver a cara das pessoas. Noto mts coisas erradas e já cansei disto. N sou de falar com estranhos,na vd quase nem falo com minha família, ficar de blá blá blá cansa mt. Prefiro ficar em algum lugar onde n tenha pessoas e nem agitação, prefiro o silêncio, prefiro meus fones,prefiro minhas musicas,prefiro ficar com meus pensamentos e tera melhor companhia eu mso! So uma maquina de produzir pensamentos o dia td sem parar, pensamentos sobre td e tds ao meu redor. Prefiro n dialogar, prefiro ficar quieto em meu canto. Odeio pessoas,odeio falsidade,hipocrisias,mentiras.odeio a humanidade e seria bem melhor se tds parecemos de existir! Pra mim o ser humano só se resume a uma coisa,Lixo!